sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Adaptando mecânicas de Dungeon World para outros sistemas #1 - Magias e Orações de Old Dragon!


Fala galera!

Trazendo hoje para vocês um post rápido com uma mecânica opcional para conjuração de magias divinas e arcanas para Old Dragon, utilizando um sistema baseado no proposto pelas orações e feitiços de Dungeon World. Espero que gostem!

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não tenho nada contra o sistema de magias utilizado em Old Dragon. Esta postagem apresenta apenas uma alternativa diferente para a mecânica.

Sem mais delongas, segue a adaptação.


Os personagens deverão preparar suas magias exatamente como descrito no Manual Básico de Old Dragon, respeitando-se o número de magias preparadas. A única exceção aqui é que o personagem deve escolher magias distintas, sem repeti-las.

Em seguida, os jogadores deverão rolar um "teste de conjuração", utilizando Sabedoria para Clérigos e Inteligência para Magos.

Utilizando magias divinas com clérigos (Orações):

- O clérigo faz uma oração à sua divindade pedindo pelas magias pretendidas (assim como descrito acima);

- O jogador rola um teste de Sabedoria e age de acordo com um efeito selecionado por ele e conforme o resultado obtido, da seguinte maneira:

Em caso de sucesso: a magia ocorre normalmente, exatamente como pretendido pelo clérigo. Esta magia continuará disponível para o personagem conjurá-la quando necessitar;
Em caso de falha: a magia falha ou ocorre de forma inesperada (conforme decisão do mestre) e o jogador escolhe uma entre as opções de conjuração abaixo.
Em caso de falha por 5 ou mais pontos: a magia falha ou ocorre de forma inesperada (conforme decisão do mestre) e o jogador escolhe duas entre as opções de conjuração abaixo.

Opções de conjuração:


1 - Após conjurar a magia, você atrai atenção indesejada ou se coloca em evidência (o mestre descreverá como);
2 - Sua conjuração o distancia de sua divindade e você recebe -2 constante nos próximos testes de conjuração até poder escolher novamente suas magias. Esta opção é cumulativa, ou seja, -4 da segunda vez que escolher esta opção, -6 da terceira e assim por diante;
3 - Após conjurada a magia, sua divindade a revoga e você ficará impedido de usar esta mesma magia até poder escolher novamente suas magias.


Utilizando magias arcanas com magos (Feitiços):

- O mago estuda seu grimório e prepara sua magias diárias (assim como descrito acima);

- O jogador rola um teste de Inteligência e age de acordo com um efeito selecionado por ele e conforme o resultado obtido, da seguinte maneira:

Em caso de sucesso: a magia ocorre normalmente, exatamente como pretendido pelo mago. Esta magia continuará disponível para o personagem conjurá-la quando necessitar;
Em caso de falha: a magia falha ou ocorre de forma inesperada (conforme decisão do mestre) e o jogador escolhe uma entre as opções de conjuração abaixo.
Em caso de falha por 5 ou mais pontos: a magia falha ou ocorre de forma inesperada (conforme decisão do mestre) e o jogador escolhe duas entre as opções de conjuração abaixo.

Opções de conjuração:


1 - Após conjurar a magia, você atrai atenção indesejada ou se coloca em alguma situação complicada (o mestre descreverá como);
2 - Sua conjuração perturba a trama da realidade e você recebe -2 constante nos próximos testes de conjuração até poder escolher novamente suas magias. Esta opção é cumulativa, ou seja, -4 da segunda vez que escolher esta opção, -6 da terceira e assim por diante;
3 - Após conjurada a magia, você esquece o feitiço, ficando impedido de usar esta mesma magia até poder escolher novamente suas magias.

Bem galera, é isso!
Eu testei em minha mesa com personagens de terceiro nível e curti bastante. Não sei ainda se adotarei esta mecânica como "oficial" em minha mesa, pois continuarei testando. De vantagem, eu posso adiantar que esta mecânica além de deixar as magias um pouco mais acessíveis, tornando personagens dessas classes um pouco mais “fáceis” de jogar nos níveis iniciais, dá certa aleatoriedade para os acontecimentos nos combates, abrindo também a oportunidade do jogador inserir elementos novos à batalha através de suas escolhas.

Espero que tenham gostado e se por acaso vierem a testá-la, gostaria muito de um feedback de vocês, com críticas e sugestões.

Muito obrigado, grande abraço a todos e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário